Cidade da Praia, 22 Abr (Inforpress) – Cabo Verde e Luxemburgo reuniram-se hoje na sua 24.ª Reunião da Comissão de Parceria, tendo avaliado de forma “positiva” os ganhos da implementação dos projectos no quadro do 5.º Programa Indicativo de Cooperação (PIC) 2021/2025.
Em declarações à imprensa após o término da reunião, o ministro dos Negócios Estrangeiros, José Filomeno, disse que a mesma foi “positiva” e serviu para a consolidação das “excelentes relações” existentes, assim como para passar visita às relações bilaterais e multilaterais entre os dois países.
“Luxemburgo é um dos nossos maiores e melhores parceiros de cooperação e Cabo Verde quer continuar a contar com o seu apoio junto dos líderes e das instituições internacionais, no sentido de todos unirem forças e desenvolverem formas, cada vez mais criativas e seguras, para garantir que os países em desenvolvimento possam ter acesso ao alívio da dívida, ao financiamento concessional e ao desenvolvimento”, destacou.
Segundo o ministro, antes da reunião de comissão da parceria realizou-se um encontro bilateral com a presença dos ministros da Agricultura e Pecuária, da Energia e da Promoção de Investimentos e Fomento Empresarial, tendo depois reunido com o vice-primeiro-ministro, ministro dos Negócios Estrangeiros e do Comércio Externo e ministro da Cooperação e da Acção Humanitária do Grão-Ducado do Luxemburgo, Xavier Bettel, com quem falou sobre as relações bilaterais e multilaterais.
Lembrou que Luxemburgo, no quadro da parceria especial entre Cabo Verde e a União Europeia, incluiu no pacote Global Gateway mais ajudas para o país, elevando-se a um montante de 319 milhões de euros.
Afirmou, por outro lado, que o programa está sujeito à recepção de mais projectos, especialmente no domínio de energias renováveis, armazenamento de energia hidroelétrica e expansão de portos, entre outros.
A parceria com o Luxemburgo, conforme o ministro, é “significativa e importante” para Cabo Verde pelo contributo no processo de desenvolvimento e por financiar programas e projectos estruturantes nos diversos domínios, assim como pela valorização da expressiva da diáspora cabo-verdiana que vive naquele país.
Por seu lado, o vice-primeiro-ministro e ministro dos Negócios Estrangeiros do Luxemburgo, Xavier Bettel, realçou a amizade e a confiança existente entre os dois países, destacando a presença de um escritório permanente em Cabo Verde há 25 anos, marcando uma relação de 32 anos.
“Cinquenta anos de independência, 32 anos e 25 anos de parceria mostra que temos uma relação forte. A amizade é algo muito importante e entre os dois países temos uma relação de confiança, pelo que queremos continuar a trabalhar com Cabo Verde para fortalecer a democracia, a educação, entre outras áreas de desenvolvimento”, explicou, sublinhando que a reunião de hoje foi de “balanço e de aprofundamento” das relações prevista no quadro do PIC 2021/2025.
O 5.º PIC 2021/2025 inclui projectos nos sectores do emprego, água, saneamento, acção climática e transição energética.
As relações entre Cabo Verde e Luxemburgo incidem em duas dimensões, a bilateral e a multilateral, com perspectiva de aprofundadamente e expansão do leque de cooperação.
Xavier Bettel está a cumprir uma visita de três dias a Cabo Verde tendo na manhã de hoje realizado uma visita de cortesia ao primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.
No período da tarde prevê-se visitas ao Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial (Cermi), à Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde (EHTCV), à Escola Primária de Achada Grande Frente, beneficiária do projeto PROMOSAN, e ainda manterá encontro com o presidente da Assembleia Nacional e o Presidente da República.
PC/AA
Inforpress/Fim
Partilhar